Repositório Institucional UNIPÊ Trabalho de Conclusão de Curso Psicologia (Bacharelado)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/3002
Tipo: Artigo
Título: Além da música: habilidades desenvolvidas em crianças no transtorno do espectro autista
Autor(es): Melo Neta, Marisete de Lourdes Vasconcelos de
Primeiro Orientador: Vieira, Kay Francis Leal
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) acarreta em déficits na vida diária de seus portadores, assim como a vida de seus familiares mais próximos; dessa forma, a presente revisão bibliográfica teve como objetivo analisar o uso da música como uma ferramenta para desenvolver outras habilidades; discorrer acerca da mudança classificatória do Transtorno do Espectro Autista no Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais; bem como fundamentar sobre as contribuições da música, quando associada à psicoterapia; compreender como a musicoterapia relaciona-se com o TEA. Foi discutido, no decorrer da pesquisa, a respeito do TEA, fazendo um resgate histórico e entendendo como a visão do transtorno mudou com o passar dos anos e de novas descobertas; também foi abordado sobre o uso da música como uma ferramenta que auxilia crianças no espectro a romper barreiras existentes, principalmente relativas à interação social e comunicação, e apesar de a musicoterapia não ser ainda regulamentada como profissão no Brasil, diversos estudos citados na presente monografia mostram que a contribuição da música é enorme nessa população. Por fim, espera-se que a pesquisa traga contribuição tanto para crianças no espectro, quanto para familiares, mostrando que é possível trabalhar dificuldades do transtorno através da música e psicoterapia.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) causes deficits in the daily lives of its patients, as well as the lives of their closest family members; thus, the present bibliographic review aimed to analyze the use of music as a tool to develop other skills; talk about the classification change of the Autistic Spectrum Disorder in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders; as well as substantiate the contributions of music, when associated with psychotherapy; understand how music therapy relates to TEA. During the research, it was discussed about TEA, making a historical rescue and understanding how the view of the disorder has changed over the years and new discoveries; it was also approached about the use of music as a tool that helps children in the spectrum to break existing barriers, mainly related to social interaction and communication, and although music therapy is not yet regulated as a profession in Brazil, several studies cited in this monograph show that the contribution of music is huge in this population. Finally, it is expected that the research will bring a contribution both to children on the spectrum, as well as to their families, showing that it is possible to work difficulties with the disorder through music and psychotherapy.
Palavras-chave: Musicoterapia
Transtorno do Espectro Autista
Interação social
Crianças
Habilidades musicais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário de João Pessoa
Sigla da Instituição: UNIPÊ
Citação: MELO NETA, Marisete de Lourdes Vasconcelos de. Além da música: habilidades desenvolvidas em crianças no transtorno do espectro autista. 2021. 44 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3002
Data do documento: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:Psicologia (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARISETE DE LOURDES VASCONCELOS DE MELO NETA.pdf452.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.