Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Documentos e Publicações Institucionais
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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBallarotti, Bruna-
dc.creatorBalestra, Denise-
dc.creatorDias, Eduardo Dati-
dc.creatorEmim, José Artur da Silva-
dc.creatorGrinbaum, Renato Satovschi-
dc.creatorCastro, Rosiani de Cássia B. Ribeiro de-
dc.creatorGannam, Silmar de Souza Abu-
dc.date.accessioned2023-10-11T19:18:36Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-10-11T19:18:36Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationBALLAROTTI, B. Caderno do estudante: componente curricular transversal 1º semestre. – Curso de Medicina. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2023. 65 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5419-
dc.description.abstractFaced with the challenge of training a doctor capable of meeting all the current demands to guarantee the health of their patients, assume their social position and always keep up to date, the Medicine Course has opted for an integrated curricular model and the use of different active teaching-learning methodologies. In the transversal modular curricular components, PBL (Problem Based Learning) will be used. In PBL, problems are the didactic device that provides the guiding line for curricular content, the motivation for study and the moment for integrating curricular components. In the tutorial sessions of the transversal modular curricular components, students will experience the methodology in greater depth. The tutorial groups will be made up of 10 to 12 students and a teacher-tutor; they will take place twice a week. The cross-cutting modular content from the 1st to the 8th semester will be complemented by lectures and practical work in morphology and functional laboratories. Linking theory and practice, laboratory practicals will be distributed over the first four years, complementing the themes and content of the transversal modules, including Morphofunctional practicals (Human Anatomy, Histology, Embryology, Biochemistry, Pharmacology, Physiology, General Pathology and Anatomopathology, Clinical Analysis, Hematology, Immunology, Parasitology, Microbiology). PBL is a student-centered learning process that requires students to be actively involved in collaborative group work, requiring them to take significant responsibility for their own learning. PBL helps students develop reflective practices and critical thinking. Teachers are facilitators and support this process, often enhancing their knowledge with the students' own discoveries and those of the collaborative work groups. Several studies have shown that PBL has positive effects on medical skills, particularly in the social and cognitive domains, especially in cultural and ethical issues. Students graduating with a PBL methodology have similar knowledge, but better clinical performances and demonstrate abilities to work more efficiently when compared to students from schools with traditional methodologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCruzeiro do Sul Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didático - Medicinapt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino superiorpt_BR
dc.titleCaderno do estudante: componente curricular tranversal 1º semestrept_BR
dc.typeCaderno do estudantept_BR
dc.description.resumoDiante do desafio de formar um médico capaz de atender todas as demandas atuais para garantir a saúde de seus pacientes, assumir sua posição social e se manter sempre atualizado, o Curso de Medicina optou pelo modelo curricular integrado e utilização de diferentes metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Nos componentes curriculares modulares transversais, será utilizado o PBL (Problem Based Learning), em português ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). No PBL, os problemas constituem o artifício didático que fornece a linha condutora dos conteúdos curriculares, a motivação para os estudos e o momento da integração dos componentes curriculares. Nas sessões tutoriais dos componentes curriculares modulares transversais, os discentes vivenciarão mais profundamente a metodologia. Os grupos tutoriais serão constituídos por 10 a 12 discentes e um professor-tutor; ocorrerão duas vezes por semana. Os conteúdos modulares transversais do 1º ao 8º semestre serão complementados por aulas dialogadas e práticas em laboratórios de morfologia e práticas funcionais. Relacionando a teoria e a prática, as práticas em laboratórios serão distribuídas no decorrer dos quatro primeiros anos, complementando os temas e conteúdo dos módulos transversais, contemplando práticas Morfofuncionais (Anatomia Humana, Histologia, Embriologia, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Patologia Geral e Anatomopatologia, Análises Clínicas, Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia). O PBL é um processo de aprendizagem centrado no estudante que requer estudantes ativamente envolvidos em grupo de trabalho colaborativo, exigindo que aqueles assumam responsabilidades significativas para a sua própria aprendizagem. O PBL ajuda o estudante a desenvolver práticas reflexivas e o pensamento crítico. Os professores são facilitadores e apoiam este processo, muitas vezes aprimorando seus conhecimentos com as próprias descobertas dos alunos e dos grupos de trabalho colaborativo. Diversos estudos mostram que o PBL apresenta efeitos positivos nas competências médicas, particularmente nos domínios sociais e cognitivos, notados especialmente nas questões culturais e éticas. Os estudantes graduados com metodologia PBL possuem conhecimentos similares, mas performances clínicas melhores e demonstram habilidades para trabalhar com maior eficiência quando comparados a estudantes de escolas com metodologias tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCruzeiro do Sulpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
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