Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Dissertações Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5805
Tipo: Dissertação
Título: O letramento matemático no 1º ano do ensino fundamental: uma análise do currículo da rede Municipal de São Paulo de 2017
Autor(es): Silva, Flavio Medeiros da
Primeiro Orientador: Borelli, Suzete de Souza
Resumo: A presente dissertação trata da questão do letramento matemático, compreendido como um fenômeno que envolve as práticas sociais da leitura e escrita em linguagem matemática, como as diversas habilidades de quantificação, numeramento e resolução de problemas no contexto escolar e social do estudante. Considerando a importância do letramento matemático para uma aprendizagem significativa, a dissertação investiga como essa temática é delineada no Currículo da Cidade de Matemática no 1º ano (São Paulo, 2017). Nessa perspectiva, analisamos os eixos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, verificando como o letramento matemático comparece nas propostas apresentadas no documento. A metodologia adotada é a pesquisa documental de cunho qualitativo, perpassando pela análise do Currículo da Cidade (SÃO PAULO, 2017), e materiais curriculares complementares. O referencial utilizado na compreensão do letramento matemático perpassa pelas contribuições de Kleiman (1995, 2004), Soares (2001, 2002), Danyluk (1998), Ferreiro (2001), Fonseca (2004), Freire (1987), Galvão e Nacarato (2013), Gonçalves (2010), e Tinoco (2008). Apresentamos nessa pesquisa uma distinção entre a alfabetização matemática e o letramento matemático, como também os pontos de convergência entre ambos os conceitos. Na parte de análise, nosso referencial se respalda em Bloom (1956) por meio de sua Taxonomia, instrumento importante para a questão da análise dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do Currículo da Cidade (2017). Por fim, identificamos que o Currículo da Cidade de Matemática para o 1º ano apresenta uma proposta fecunda envolvendo o letramento matemático em seus diferentes níveis, conhecimento, compreensão e aplicação dos saberes matemáticos em diversos contextos de forma prática, tornando o conhecimento matemático um instrumento significativo para compreender, agir e intervir no mundo.
Abstract: This dissertation deals with the issue of mathematical literacy, understood as a phenomenon that involves the social practices of reading and writing in mathematical language, such as the various skills of quantification, numeracy and problem solving in the student's school and social context. Considering the importance of mathematical literacy for meaningful learning, the dissertation investigates how this theme is outlined in the Curriculum of the City of Mathematics in the 1st year (São Paulo, 2017). In this perspective, we analyzed the axes and objectives of learning and development, verifying how mathematical literacy appears in the proposals presented in the document. The methodology adopted is documentary research of a qualitative nature, passing through the analysis of the City Curriculum (SÃO PAULO, 2017), and complementary curriculum materials. The framework used to understand mathematical literacy involves the contributions of Kleiman (1995, 2004), Soares (2001, 2002), Danyluk (1998), Ferreiro (2001), Fonseca (2004), Freire (1987), Galvão and Nacarato ( 2013), Gonçalves (2010), and Tinoco (2008). In this research, we present a distinction between mathematical literacy and mathematical literacy, as well as the points of convergence between both concepts. In the analysis part, our reference is supported by Bloom (1956) through his Taxonomy, an important instrument for the question of analyzing the learning and development objectives of the City Curriculum (2017). Finally, we identified that the Mathematics City Curriculum for the 1st year presents a fruitful proposal involving mathematical literacy at its different levels, knowledge, understanding and application of mathematical knowledge in different contexts in a practical way, making mathematical knowledge a significant instrument. to understand, act and intervene in the world.
Palavras-chave: Letramento matemático
Alfabetização
Currículo da cidade de São Paulo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
Departamento: Universidade Cruzeiro do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Flavio Medeiros. O Letramento matemático no 1º ano do ensino fundamental: uma análise do currículo da rede Municipal de São Paulo de 2017. Orientador: Profa. Dr. Suzete de Souza Borelli. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, ano.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5805
Data do documento: 23-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Flavio Medeiros da silva.pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.